O Projeto Viver

1. Fundamentos

As diretrizes gerais estabelecidas pela Diretoria e a Pesquisa Interna realizada em Outubro de 2001 junto aos funcionários, subsidiaram a elaboração do Projeto de Responsabilidade Social do Banco Votorantim S.A., direcionando a atuação social da empresa. A implementação deste projeto possibilitará aos funcionários a oportunidade de atuarem como Voluntários, exercendo sua cidadania e participando do movimento de transformação social do país.

Para a implementação do Projeto de Responsabilidade Social / Projeto Viver foi constituída a Associação Viver em Família para um Futuro Melhor, em 21 de dezembro de 2001, que tem como missão gerar e apoiar projetos sociais para a melhoria da qualidade de vida de famílias de comunidades carentes da cidade de São Paulo.

2. Princípios

O Projeto de Responsabilidade Social do Banco Votorantim e empresas parceiras / Projeto Viver, a ser desenvolvido pela Associação Viver em Família para um Futuro Melhor baseia-se nos seguintes pressupostos:

Acredita-se no princípio de não só dar o peixe, mas, principalmente, ensinar a pescar, proporcionando uma significativa melhoria da qualidade de vida, levando a comunidade atendida à sua auto-gestão e auto- sustentabilidade.

Acredita-se na potencialidade de desenvolvimento das pessoas de baixa renda, principalmente das crianças, adolescentes e jovens, a partir do oferecimento de oportunidades de informação, formação, capacitação e participação na sociedade.

Acredita-se que todas as pessoas podem ser sujeitos da sua própria transformação social, desde que lhe sejam dadas condições para buscar e alcançar esta transformação.

Adota-se a prática da articulação de recursos que transformam os outros, que eleva sua auto-estima, fortalece suas esperanças, alarga seus horizontes, expande seus conhecimentos, realiza seus sonhos, dá sentido à sua vida e garante sua evolução, ao contrário da prática da doação, que muitas vezes vicia, humilha, domina e reforça a relação de dependência.

Acredita-se que se pode efetivamente promover melhorias da qualidade de vida e gerar visão de futuro para pessoas de comunidades carentes, oferecendo suporte e apoio à educação das crianças, orientando profissionalmente os adolescentes, subsidiando a participação de adolescentes em cursos de formação profissional, encaminhando soluções na área de saúde e prevenção de doenças, encaminhando os pais e familiares para capacitação profissional visando sua futura inserção no mercado de trabalho, entre outras ações.

Pode-se promover uma mudança no patamar de vida de cada pessoa a partir da apresentação de novas oportunidades e perspectivas de ação, de educação e de trabalho e de qualidade de vida.

Pode-se influenciar a atitude dos adultos de uma determinada comunidade em relação às suas crianças e adolescentes, transformando a indiferença e a omissão em mobilização e ação.

Pode-se fortalecer a atuação de lideranças comunitárias para o atendimento das necessidades das famílias que compõem a comunidade, articulando parcerias com o poder público, a iniciativa privada e a sociedade, influenciando modificações nas políticas públicas relacionadas à assistência social, saúde, educação, habitação, saneamento básico, entre outras.

A Associação Viver em Família para um Futuro Melhor compromete-se a garantir a qualidade e a continuidade do Projeto de Responsabilidade Social do Banco Votorantim S.A. e empresas parceiras / Projeto Viver, possibilitando e estimulando a participação de funcionários e familiares como voluntários articuladores de recursos e facilitadores para o atendimento das necessidades das famílias atendidas.

3. Metodologia

Em consonância com os princípios e valores de responsabilidade, ética e seriedade, que orientam a prática dos negócios do Banco Votorantim e empresas parceiras, e de acordo com o cenário atual de desenvolvimento da Responsabilidade Social Empresarial no país, a constituição da Associação Viver em Família para um Futuro Melhor possibilitou a implementação do Projeto Viver.

O Projeto Viver possibilitará a cada funcionário o exercício pleno de sua cidadania, adotando o papel de agente transformador da realidade social. Ao estimular o Voluntariado dos funcionários, o Projeto Viver contribui para o repasse de conhecimento técnico e profissional para indivíduos de comunidades carentes.

O Projeto Viver baseia-se em uma estratégia de fomento à promoção do desenvolvimento global de famílias carentes, visando o alcance de melhores condições de vida. O projeto aposta no desenvolvimento integrado e sustentável da família como alternativa para reduzir os problemas sociais e econômicos de comunidades carentes.

No Projeto Viver, as ações de desenvolvimento social são definidas em conjunto com as famílias atendidas, rompendo com as práticas assistencialistas e programas impostos e inócuos de redução de pobreza. A partir da identificação dos membros das famílias e de um diagnóstico de suas necessidades, vocações, prioridades e problemas, serão estabelecidos planos de desenvolvimento de atividades, visando à transformação da realidade social. Com base nestes planos de ação, elaborados pelos Voluntários envolvidos no projeto, será feita a negociação entre as ofertas das atividades e a demanda das famílias atendidas. Nesta oportunidade, será estabelecido o Pacto de Desenvolvimento Familiar, assinado por todos os envolvidos, especificando metas e prazos.