O teatro é uma importante ferramenta no processo de educação, podendo colaborar para que a criança e o adolescente tenham oportunidade de atuar efetivamente no mundo, a partir de vivências, opinando, criticando e sugerindo.

Acreditamos que esta é uma atividade que auxilia no processo de  transformação social que buscamos em nossa atuação.  Por isso, duas vezes por semana, convidamos jovens de 10 a 18 anos a se expressarem em nossos encontros.

A oficina de teatro se caracteriza principalmente por promover o conhecimento artístico através de passeios culturais e workshops de atuação, canto, figurino, maquiagem e cenografia. Como resultado, no encerramento da oficina, os jovens são responsáveis pelo desenvolvimento e apresentação de uma peça teatral.

Em 2016, o tema escolhido foi o circo e o nordeste. Neste contexto, a busca foi por referências de escritores brasileiros e o escolhido foi Ariano Suassuna. Nas fotos abaixo é possível ver alguns trechos da peça apresentada em nosso espaço.

Neste ano, o tema da cultura de paz ainda está em desenvolvimento. A pesquisa teatral está fundamentada na metodologia do teatro do Oprimido do diretor e  dramaturgo Brasileiro Augusto Boal, que acredita que o teatro é uma ferramenta para a  transformação do meio em que vive.

O impacto de nossas atividades pode ser visto pelo crescimento pessoal, com o desenvolvimento na área da comunicação e autoconhecimento, trazendo resultados positivos na vida social dos jovens, como também na área profissional, onde muitos, após participarem da oficina,  optam por seguir uma carreira artística.

Ficha Técnica:

  • A quem é destinado: Crianças e adolescentes de 06 a 18 anos.
  • Atividades realizadas: Oficina de teatro
  • Formato: Turmas de 20 crianças e adolescentes separados por faixas etárias.
  • Realização: Duas vezes por semana.
  • Crianças e adolescentes atendidas: 40